sábado, 9 de agosto de 2008

Todos os dias

Você já deu um beijo no seu pai hoje?
Não? Então aproveita, pois você não sabe até quando terá essa oportunidade.
Foto: em 1994, jogador Romário dando um beijo no pai que faleceu dia 22/05/2008.

Produtos de reciclados

Fiz um tour pelo google e garimpei alguns produtos que foram feitos de material reciclável, veja só:
Cadeira costumizada com recortes de revista
Tênis feito de lona de caminhão e sola de pneu
Aquecedor solar feito de garrafas pet
Embalagens para presentes feitos de papel reciclado
Brinquedos feitos de embalagem plástica
Mochila feita de lona de caminhão
Colar feito de latinhas de cerveja
Carteira feita de folha de bananeira

Questão de consciência e educação

Você já parou pra observar a quantidade de lixo que produz?
Nosso lixo é um luxo, 50% do material que descartamos poderiam ser reutilizados. Não é novidade pra ninguém que a variação climática que o nosso planeta está sofrendo deve-se a nossos hábitos de vida. Muitos dos produtos que descartamos demoram séculos para se decompor e não damos tempo à natureza de se recuparar do constante extrativismo de que é vítima.
São poucos os municípios que fazem a coleta seletiva de lixo, principalmente no interior, mesmo assim precisamos mudar nossos hábitos e exigir medidas do poder público sobre a coleta e destino de todo o lixo produzido pela cidade.
A informação e a orientação é primeiro passo.
Não é muito difícil contribuir com a preservação do meio ambiente através dos nossos hábitos. Para reduzir basta que quando for ao mercado leve sua sacola de pano personalizada (Eco bag's) ao invés de usar as famigeradas sacolinhas plásticas ou então, usá-las a maior quantia de vezes possível, comprar produtos com uma única embalagem, optar por vasilhames e embalagens de vidro ao invés dos de plástico, pensar mil vezes se é necessário imprimir qualquer coisa e quando sim, usar os dois lados da folha.
Ao invés de descartar pode-se costumizar camisetas entre outras peças, pois além de dar um up e usá-la por mais tempo será uma peça exclusiva, usar as sacolinhas de supermercado como sacos de lixo, usar folhas impressas de um lado só como rascunho.
Encaminhar todo material reciclável para entidades e ONG's de apoio ao meio ambiente e não jogar o óleo de fritura pelo ralo da pia, ele pode ser usado para fazer sabão.
Existem uma infinidade de sites que ensinam como fazer bijouterias de material que seria jogado fora, embalagens de presentes, sabão, entre outras coisas que poderá até ser vendido e render uma graninha (com 100% de lucro, considerando que o material usado foi tirado do lixo).
Não preciso mencionar da tremenda falta de educação que é jogar lixo fora da lixeira.
Pense de que forma você pode contribuir, o planeta agradece.

Mortos de Fama: Charles Chaplin

Impossível alguém nunca ter ouvido falar de Charles Chaplin ou então não reconhecer os bigodinhos de seu personagem mais famoso.
Charles Spencer Chaplin Jr. (1889-1977) é o gênio do cinema mundial, atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes.
Filho de atores, Chaplin iniciou sua carreira no teatro fazendo comédia, Carlitos que era um pobretão de roupas largas e esfarrapadas e de maneiras refinadas foi o personagem que o imortalizou.
O cineasta sempre foi muito crítico e minucioso na produção de seus filmes, chegando a repetir várias vezes a mesma cena até que ficasse da maneira como almejava. Dentre seus talentos incluía o jogo de xadrez e a patinação, ambos feitos com perfeição.
Ator politizado usava seus filmes e personagens para fazer críticas aos costumes e situações políticas da época, como exemplo, os filmes 'Tempos Modernos' e o 'Ditador'. Sua vida conjugal nunca foi estável, uniu-se quatro vezes com mulheres mais novas e não permaneceu muito tempo casado com elas, com excessão da última.
Chaplin viveu em exílio na Inglaterra por vários anos e foi condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II. Foi premiado várias vezes, inclusive pelo Oscar, porém nunca os considerou de relevância, pois usava-os como peso para segurar portas. Suspeita-se que por isso, seus filmes mais expressivos não foram indicados ao Oscar.
Cinco anos antes de sua morte, Chaplin recebeu um prêmio especial da academia norte-americana pelas suas contribuições ao cinema e foi aplaudido por cinco minutos em pé por todos os presentes.
Charles Chaplin morreu de derrame cerebral no Natal com 80 anos nos braços de Oona O'Neill, sua última esposa com quem viveu 34 anos e teve oito filhos.
Mais sobre Charles Chaplin no site http://br.geocities.com/mydearchaplin/index.htm

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Sem inspiração!

Hoje é daqueles dias que a gente tenta postar alguma coisa criativa e interessante, mas qualquer esforço que se faça é pífio diante da imensidão branca do papel.
Não quero fazer nenhum comentário sobre as olimpíadas porque além da imprensa, deve ter uma montanha de blog's falando sobre isso. Prefiro ser mais criativo ou então me abster.
Espero que amanhã eu esteja mais inspirado.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Calouro não é bicho!

Esses dias eu estava lembrando do trote que levei quando entrei na faculdade. Infelizmente não tenho nenhuma foto pra recordação. Na FKB não é permitido trote dentro do câmpus, então os veteranos costumam aplica-lo no Canecão (barzinho de frente da facul) ou então no busão, que foi o meu caso. Zuaram meu cabelo, minha roupa, eu fiquei todo sujo de tinta de carimbo azul e fedendo, pois me deram banho de "perfume" (uma mistura de óleo de fritura velho, com outras gororobas curtida numa garrafa pet), detalhe: somente eu e mais três na sala estavamos nesta situação.
Confesso pra você que hoje lembro com saudade desse dia (tenho minha camiseta guardada até hoje) e que sou a favor do trote como via de integração entre calouros e veteranos, mas sempre tem uns veteranos sem noção que acabam estragando a brincadeira e fazendo com que tudo perca a graça.
O trote é para ser uma brincadeira saudável onde o calouro deve sentir-se recepcionado e se enturme mais rápido com a rapaziada. Com essa intenção os veteranos da Fatec de Itapetininga criaram um manual de sobrevivência do bixo, com dicas de como se virar na faculdade (secretaria, biblioteca, sala de informática etc) e o perfil de cada professor com o que cada um gosta ou não gosta em sala de aula.
Se você que está se preparando para o vestibular passar, a calourada será algo inevitável, mas lembre-se ninguém pode te obrigar a fazer aquilo que não está afim, como ingerir líquidos estranhos, fazer qualquer outra coisa que vá contra seus valores ou te prejudiquem de alguma forma.
Bacana mesmo, são os trotes solidários que algumas faculdades promovem, como pedágios que o dinheiro arrecadado ao invés de virar em cerveja vão pra uma instituição de caridade, o recrutamento de calouros pra restaurarem e pintarem creches, arrecadação de alimentos, agasalhos, materiais escolares e doação de sangue.
O mais importante de tudo é se divertir e fazer amizade, mas que é muito engraçado ver neguinho matando formiga a grito, isso é.
foto: www.andrevascooficial.blogger.com.br

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pensamentos e pensadores

Tenho amigos para saber quem sou, pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril.
Oscar Wilde

Estou ouvindo...

Emprestei este CD de um amigo e ainda não devolvi heheheheheh
Só conhecia a música que dá título ao CD, por isso o peguei emprestado pra ver se iria gostar das demais.
A minha preferida além de 'Deus me abraça' é 'Vento Impetuoso' que é um pouco mais animadinha.
A maioria são músicas reflexivas, mas estão longe de serem melancólicas.
A aquisição deste CD é um investimento que vale a pena. E serve também como sugestão para o meu niver hehheehheeheheh, afinal preciso devolver o CD que está comigo há mais de um mês.

Santíssima Trindade

Se há algo que dá um nó na cabeça de muita gente, inclusive cristãos, é o mistério da Santíssima Trindade. Não pretendo defender uma tese ou então desvendar este mistério (Santo Agostinho chegou à conclusão de que isso não é possível), mas fazer um comentário sobre o que aprendi em alguns anos de caminhada. Não parece plausível para uma igreja monoteísta como a nossa, dirigir-se à um Deus que se personifica em três pessoas diferentes. O começo da confusão está aí, estas três pessoas, apesar de destintas, são as mesmas. Nosso Deus é uno e trino heheheheheh. Logo em Gênisis 1,26 há evidências da Trindade quando Deus ao criar o homem disse "faça-se a NOSSA imagem e semelhança". Durante o batismo de Jesus (Lucas 3,21) as pessoas da Trindade Santa aparecem explicitamente ao mesmo tempo e destintas.
Costumo explicar sobre este mistério aos meus crismandos da seguinte maneira: Deus-Pai (Criador) criou o mundo e viu que tudo era bom, a partir de Adão e Eva o pecado tomou conta do mundo e Deus percebeu que a coisa tava virando bagunça, pensou:"Preciso fazer algo, não posso permitir que essa zorra continue". Respeitando nosso livre arbítrio Deus mandou vários anunciadores e profetas para nos exortar, como não teve jeito e o povão continuou pecando, Ele enviou Jesus (Deus-Filho) pra resgatar a rapaziada, ou seja, o próprio Deus entre os homens, mas na forma humana. Depois do sacrifício da cruz, Deus-Filho percebeu que seria necessário permanecer entre nós (João 16,7) e enviou o Paráclito, Deus-Espírito Santo, (Atos dos Apóstolos 2). Deus-Pai criou o mundo, Deus-Filho o resgatou e Deus-Espírito Santo o santificou. Para aqueles que preferem algo mais simplista, pode-se dizer que: Deus manda -> Jesus faz -> o Espírito Santo acontece.
Meu ponto de vista: o segredo da compreensão está na experiência. Só conhece Deus e compreende seus designos aqueles que ousam e se permitem ter um contato mais profundo com Ele. A compreensão de Deus se faz pelo coração, pela fé e não somente pela razão. Santo Agostinho já dizia que nossa mente é restrita demais para compreender Deus e seus desígnos, que só compreenderemos a Trindade quando a encontrarmos na eternidade.
Imagem: Ícone ortodoxo representando os três anjos que visitaram Abraão como símbolo da Trindade. By Wikipédia

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Bigodes Famosos

Depois da polêmica do último post, segue uma lista de bigodes famosos:
Salvador Dali (pintor espanhol surrealista)
Antônio Fagundes (ator brasileiro)
Freddie Mercury (vocalista da banda britânica Queen)
Adolf Hitler (líder alemão nazista )
José Sarney (Presidente da República de 1985 a 1990)
Mário Bros (personagem de vídeo game)

O bigode está na moda.

Li hoje na Folha Teen que tem uma rapaziada indie em São Paulo que resolveu aderir bigode ao visual. A matéria diz que a inspiração vem dos ano 70 e que a volta desta tendência deve-se aos desfiles primavera-verão com clima latino que aconteceram no Brasil e no mundo. Os adeptos que foram entrevistados dizem que o bigode vem reforçar o estilo e fazer uma variação do visual e que ouvem dos amigos manifestos contrários quando cogitam a possibilidade de tirá-lo. O ator Johnny Depp em 'Piratas do Caribe' foi fonte de inspiração para um dos rapazes que deu entrevista. A reportagem não menciona a opinião feminina, que pela experiência que eu tenho não são nem um pouco simpatizantes ao visual latino. No Brasil, o ator Pedro Neschling (foto acima), que viveu o personagem Diogo na novela 'Desejo Proibido', precisou aderir ao bigode para compor o personagem. No rodapé da reportagem da Folha, têm 15 modelos de bigode para quem estiver afim de aderir à essa moda. Segue o link do blog 'Ídolos de Bigode' que traz postagens somente de celebridades que usam bigode: http://idolosdebigode.blogspot.com/
Será que a moda pega?

Vale a pena relembrar: Coleção Vaga-lume

Vaga-lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática em 1972. O meu hábito e prazer pela leitura devo a autores como Luiz Puntel, Marcos Rey, Maria José Dupré, Francisco Marins, entre outros que escreveram histórias inteligentes e envolventes para esta coleção. Entre meus títulos favoritos estão: Cem Noites Tapuias, Doze Horas de Terror, Dinheiro do Céu, Enigma na Televisão, Deus me livre!, O escaravelho do diabo, Um cadáver ouve rádio, O mistério do cinco estrelas. São histórias em que seus personagens adolescentes se envolvem em aventuras e confusões. Se eu tive uma infância feliz e hoje sou a pessoa que sou, foi porque li muitos livros da coleção Vaga-lume que pode ser facilmente encontrada em bibliotecas públicas, acervos antigos, sebos, além das reedições feitas pela editora ática e os lançamentos de novos títulos.

ACABARAM AS FÉRIAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOO!
De volta à rotina maluca de sair do trabalho correndo, pegar ônibus, sair sem banho ou sem comer algo, aula até às 23h, livros, trabalhos, pesquisas, horas na biblioteca, semana de provas, ciclo de estudos e dois bimestres pra tentar recuperar nota em matéria pendente... Ufa! Haverá um fim? (sim, ano que vem)
Não adianta tentar adiar o retorno, é pior... Os professores chegam detonando com falta... Tem de encarar de frente... O segundo semestre é sempre mais corrido, porém dizem que passa mais rápido (será?)... QUE VENHAM OS DIAS LETIVOS...
Com o retorno das aulas ficarão escassos meus tempos livre, tentarei ser fiel às minhas postagens...