sábado, 9 de agosto de 2008

Mortos de Fama: Charles Chaplin

Impossível alguém nunca ter ouvido falar de Charles Chaplin ou então não reconhecer os bigodinhos de seu personagem mais famoso.
Charles Spencer Chaplin Jr. (1889-1977) é o gênio do cinema mundial, atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes.
Filho de atores, Chaplin iniciou sua carreira no teatro fazendo comédia, Carlitos que era um pobretão de roupas largas e esfarrapadas e de maneiras refinadas foi o personagem que o imortalizou.
O cineasta sempre foi muito crítico e minucioso na produção de seus filmes, chegando a repetir várias vezes a mesma cena até que ficasse da maneira como almejava. Dentre seus talentos incluía o jogo de xadrez e a patinação, ambos feitos com perfeição.
Ator politizado usava seus filmes e personagens para fazer críticas aos costumes e situações políticas da época, como exemplo, os filmes 'Tempos Modernos' e o 'Ditador'. Sua vida conjugal nunca foi estável, uniu-se quatro vezes com mulheres mais novas e não permaneceu muito tempo casado com elas, com excessão da última.
Chaplin viveu em exílio na Inglaterra por vários anos e foi condecorado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II. Foi premiado várias vezes, inclusive pelo Oscar, porém nunca os considerou de relevância, pois usava-os como peso para segurar portas. Suspeita-se que por isso, seus filmes mais expressivos não foram indicados ao Oscar.
Cinco anos antes de sua morte, Chaplin recebeu um prêmio especial da academia norte-americana pelas suas contribuições ao cinema e foi aplaudido por cinco minutos em pé por todos os presentes.
Charles Chaplin morreu de derrame cerebral no Natal com 80 anos nos braços de Oona O'Neill, sua última esposa com quem viveu 34 anos e teve oito filhos.
Mais sobre Charles Chaplin no site http://br.geocities.com/mydearchaplin/index.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da biografia:pequena e compacta,mas gostaria que falasse mais sobre as contribuições de Chaplin.