quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Santíssima Trindade

Se há algo que dá um nó na cabeça de muita gente, inclusive cristãos, é o mistério da Santíssima Trindade. Não pretendo defender uma tese ou então desvendar este mistério (Santo Agostinho chegou à conclusão de que isso não é possível), mas fazer um comentário sobre o que aprendi em alguns anos de caminhada. Não parece plausível para uma igreja monoteísta como a nossa, dirigir-se à um Deus que se personifica em três pessoas diferentes. O começo da confusão está aí, estas três pessoas, apesar de destintas, são as mesmas. Nosso Deus é uno e trino heheheheheh. Logo em Gênisis 1,26 há evidências da Trindade quando Deus ao criar o homem disse "faça-se a NOSSA imagem e semelhança". Durante o batismo de Jesus (Lucas 3,21) as pessoas da Trindade Santa aparecem explicitamente ao mesmo tempo e destintas.
Costumo explicar sobre este mistério aos meus crismandos da seguinte maneira: Deus-Pai (Criador) criou o mundo e viu que tudo era bom, a partir de Adão e Eva o pecado tomou conta do mundo e Deus percebeu que a coisa tava virando bagunça, pensou:"Preciso fazer algo, não posso permitir que essa zorra continue". Respeitando nosso livre arbítrio Deus mandou vários anunciadores e profetas para nos exortar, como não teve jeito e o povão continuou pecando, Ele enviou Jesus (Deus-Filho) pra resgatar a rapaziada, ou seja, o próprio Deus entre os homens, mas na forma humana. Depois do sacrifício da cruz, Deus-Filho percebeu que seria necessário permanecer entre nós (João 16,7) e enviou o Paráclito, Deus-Espírito Santo, (Atos dos Apóstolos 2). Deus-Pai criou o mundo, Deus-Filho o resgatou e Deus-Espírito Santo o santificou. Para aqueles que preferem algo mais simplista, pode-se dizer que: Deus manda -> Jesus faz -> o Espírito Santo acontece.
Meu ponto de vista: o segredo da compreensão está na experiência. Só conhece Deus e compreende seus designos aqueles que ousam e se permitem ter um contato mais profundo com Ele. A compreensão de Deus se faz pelo coração, pela fé e não somente pela razão. Santo Agostinho já dizia que nossa mente é restrita demais para compreender Deus e seus desígnos, que só compreenderemos a Trindade quando a encontrarmos na eternidade.
Imagem: Ícone ortodoxo representando os três anjos que visitaram Abraão como símbolo da Trindade. By Wikipédia

Nenhum comentário: