sábado, 26 de julho de 2008

Mais sobre Maria Madalena

Fuçando no blog do Fernandinho encontrei uma postagem que fala mais sobre Maria Madalena... Para complementar o texto que já havia postado sobre ela e Jesus, dei Ctrl+C e Ctrl+V no texto que segue.
Embora fosse apenas uma pecadora famosa de sua cidade, Maria Madalena, nascida em Magdala, na Galiléia, teve uma participação importantíssima na passagem de Jesus pela Terra. Ela foi perdoada publicamente por ele, que a tomou como exemplo de que seu Pai acolhia a todos, desde que chegassem ao arrependimento. Além disso, foi, ainda, a escolhida para ser a primeira testemunha da ressurreição. Madalena ouvira falar de Jesus, pois a fama dos milagres dele corria entre o povo. Ele já ressuscitara mortos, devolvera a visão a cegos, colocara voz na boca de mudos e audição nos ouvidos de surdos, além de fazer andar paralíticos e curar doentes de todos os tipos. Assim, no dia em que Jesus participava de um banquete na casa de Simão, o fariseu, Maria Madalena resolveu fazer uma confissão pública de arrependimento, porque o seu pecado era público, como diz a Sagrada Escritura. Invadindo o local da ceia, ela não ousou olhar para Jesus. Apenas ajoelhou-se na sua frente, banhou seus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos, num pedido de perdão mudo. Impressionados, os presentes imaginavam que ela fosse ser repudiada pelo Mestre, que, todavia, disse à mulher: "Foram-lhes perdoados os seus muitos pecados, porque você muito amou". Com o coração em paz, ela saiu dali ainda em prantos, mas feliz. A partir desse dia, tornou-se uma das mais fiéis seguidoras do Messias. Ela estava ao lado de Maria quando da crucificação do Senhor e, na madrugada da Páscoa, era tanta a saudade que sentia de Jesus que foi chorar à porta do sepulcro. De repente, ouviu a voz, que jamais esqueceria, chamar seu nome. Assim, as profecias cumpriram-se diante de seus olhos. Jesus ressuscitara! Está escrito: "No dia da Páscoa, Jesus apareceu a ela e a mandou ir anunciar a sua ressurreição aos discípulos". Depois disso, segundo uma antiga tradição grega, Maria Madalena teria ido viver em Éfeso, onde morreu. Lá, tinham ido morar também João, o apóstolo predileto de Jesus, e Maria, Mãe de Jesus. A liturgia bizantina celebra-a como "Apóstola dos Apóstolos", para que continue a sua missão de anunciar a ressurreição do Senhor no seu rito apostólico. Festejada no dia 22 de julho, santa Maria Madalena tornou-se a padroeira de muitas ordens religiosas, sendo venerada até mesmo pelos padres predicadores.Fonte: Paulinas

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mortos de Fama: Gandhi, a grande alma

Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948)

Um dos maiores pacifistas do mundo, liderou uma revolução sem usar armas. Defensor do princípio da não-agressão e usando formas não violentas de protesto, Gandhi libertou o povo indiano dos opressores ingleses.

Como forma de enfraquecer o domínio de seus colonizadores, Gandhi liderou um boicote a produtos importados, principalmente os ingleses, convencendo o cidadão indiano a tecer suas próprias vestes. Outro fato importante que marcou a liderança de Gandhi foi a Marcha do Sal, que levou milhares de pessoas ao mar para coletarem sal ao invés de pagar a taxa sobre o sal comprado. Além dos infindáveis jejuns em protesto à opressão britânica e outras situações que deturpassem a paz.

Gandhi foi assassinado à tiros e o assassino foi julgado, condenado e enforcado mesmo contra a vontade da vítima que pediu sua absolvição.

Mahatma Gandhi (grande alma) como era conhecido fez a diferença num mundo de violência e opressão.

Como disse Fernando Sartori: Não importa a crença, a etnia e os costumes da pessoa e sim o quanto ela acrescentou à humanidade.

Capoeira agora é cultura...

Depois de cerca de 300 anos de história no Brasil, a capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Roberto Midlej - Agência A Tarde
A capoeira é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música. http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira
Tudo bem , eu sei que essa notícia é velha, mas não poderia deixar de comemorar aqui no blog a inserção de mais um elemento ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
AHA! UHU! A CAPOEIRA É NOSSA!

Show com Celina Borges

Celina Borges estará em Itapetininga dia 16/08/2008 na igreja Nossa Senhora das Estrelas, a partir das 20h e em seguida irá para a Canção Nova participar do Hallel.
Buscando fotos para esta postagem percebi que estão alterando o layout do site dela... isso está me cheirando CD novo... Será que o Poesia Mística vem aí?
As alterações estão em andamento, mas segue o link pra amenizar a curiosidade...
PS: No site foi digitado errado e está Itapatininga.

Releitura Viva

Depois do sucesso das releituras da Santa Ceia, resolvi postar esse vídeo de uns alunos do colégio onde trabalho.
Sob orientação da professora de artes Theresa Beatriz Decourt os alunos da 8ª série fizeram a releitura de obras famosas de gênios da pintura como Picasso, Monet, Portinari, entre outros... O resultado ficou muito bom, confira!