sábado, 9 de agosto de 2008

Questão de consciência e educação

Você já parou pra observar a quantidade de lixo que produz?
Nosso lixo é um luxo, 50% do material que descartamos poderiam ser reutilizados. Não é novidade pra ninguém que a variação climática que o nosso planeta está sofrendo deve-se a nossos hábitos de vida. Muitos dos produtos que descartamos demoram séculos para se decompor e não damos tempo à natureza de se recuparar do constante extrativismo de que é vítima.
São poucos os municípios que fazem a coleta seletiva de lixo, principalmente no interior, mesmo assim precisamos mudar nossos hábitos e exigir medidas do poder público sobre a coleta e destino de todo o lixo produzido pela cidade.
A informação e a orientação é primeiro passo.
Não é muito difícil contribuir com a preservação do meio ambiente através dos nossos hábitos. Para reduzir basta que quando for ao mercado leve sua sacola de pano personalizada (Eco bag's) ao invés de usar as famigeradas sacolinhas plásticas ou então, usá-las a maior quantia de vezes possível, comprar produtos com uma única embalagem, optar por vasilhames e embalagens de vidro ao invés dos de plástico, pensar mil vezes se é necessário imprimir qualquer coisa e quando sim, usar os dois lados da folha.
Ao invés de descartar pode-se costumizar camisetas entre outras peças, pois além de dar um up e usá-la por mais tempo será uma peça exclusiva, usar as sacolinhas de supermercado como sacos de lixo, usar folhas impressas de um lado só como rascunho.
Encaminhar todo material reciclável para entidades e ONG's de apoio ao meio ambiente e não jogar o óleo de fritura pelo ralo da pia, ele pode ser usado para fazer sabão.
Existem uma infinidade de sites que ensinam como fazer bijouterias de material que seria jogado fora, embalagens de presentes, sabão, entre outras coisas que poderá até ser vendido e render uma graninha (com 100% de lucro, considerando que o material usado foi tirado do lixo).
Não preciso mencionar da tremenda falta de educação que é jogar lixo fora da lixeira.
Pense de que forma você pode contribuir, o planeta agradece.

Nenhum comentário: