segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Imitadores de Cristo

Certa vez um crismando me perguntou se era pecado não crer em santos. Respondi a ele com uma outra pergunta: Quem são os santos?
Os santos foram pessoas que procuraram imitar a Cristo, alguns chegaram tão perto que por um milagre receberam os estígmas (São Francisco de Assis e São Pio).
Deus usa de cada um de nós como canal de graça na vida das pessoas e foi o que fez com os santos que conhecemos. Todos eles deram uma abertura tão grande a Deus que realizou milagres que até hoje são comentados pela igreja.
Por mais que livros e filmes nos mostrem suas vidas de maneira heróica e sobrenatural, eles foram pessoas de carne e osso com seus pecados e lutavam para não cometê-los. É possível para mim, para você, para qualquer um, alcançar a santidade, o primeiro passo é querer. A santidade advém da proximidade de Deus, ou seja, quanto mais perto de Deus, mais santo. Foi o que aconteceu com os canonizados que conhecemos. Todos eles evitavam o pecado, ou seja, a desobediência a Deus. Nascemos para ser santos, essa é a evolução espiritual que tantos almejam e buscam em crenças equívocas. Pe. Léo já dizia, que somos cidadãos do céu e chegar até lá, deve ser a nossa única preocupação. Os santos foram pessoas que levaram a sério aquele papo de ser sal da terra e luz do mundo. Se não querem crer nos milagres ao que serviram de instrumento, que pelo menos suas renúncias e dedicação à causa pela qual lutaram sirva como exemplo e inspiração.

Nenhum comentário: