segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia do Estudante

Não importa se você é Nerd ou CDF, se seu boletim parece vítima de serial killer ou suas notas são azuis. Se faz parte da galera do fundão ou é da turma do gargarejo, se vai pra faculdade de bike, busão ou camelo, se você é o tio da sala ou o mais pirralho, o importante é que hoje se comemore!
Afinal ter de abrir mão do fim de semana para estudar ou fazer trabalho é coisa para herói. Se bem que tirar nota baixa porque não quis deixar de ir ao churras do feriadão tem seu mérito.
Hoje se comemora o dia do estudante porque em 11 de agosto de 1827 D. Pedro I trouxe para o Brasil dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, um em Olinda e outro em São Paulo, antes disso quem quisesse se graduar tinha de ir para Coimbra em Portugal.
Atualmente a realidade em nosso país é outra, há uma variedade muito maior de cursos e grande número de Universidades e Faculdades espalhadas por todo o Brasil, cada uma com suas características e vantages.
Fazer faculdade já é realidade para muita gente, inclusive para os que não têm condições finaceiras tão confortáveis. Há uma série de programas de inclusão universitária (Pró-Uni, FIES, Programa Escola da Família) que dão ao aluno de baixa renda a possibilidade de se graduar, além de que é possível passar em algumas faculdades públicas só com a nota do ENEM.
A fase de universitário é muito boa e tem de ser aproveitada com o mesmo entusiasmo que qualquer outra fase da vida, afinal nesse período se aprende muito em todos os sentidos. Barzinho de beira de faculdade, festa de república e churras com a classe, também contribuem para "a expansão de horizontes" hehehehehe.
Por mais que se faça mais de uma faculdade, as seguintes nunca serão tão marcantes quanto a primeira. Não deixe para perceber isso quando for tarde.

Nenhum comentário: