domingo, 19 de setembro de 2010

QUADRILHA DE TEATRO NOTÍVAGOS BURLESCOS


Durante a minha busca por um novo ser, encontrei com a Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos, um grupo teatral daqui de Botucatu que oferece oficinas teatrais para aspirantes a atores e curiosos (me enquadro no segundo grupo).
Na oficina de iniciação (gratuita e indicada para quem não tem experiência nenhuma) são propostos jogos e exercícios que levam o aluno a se conhecer, a reconhecer o ambiente em que vivem e conhecer as pessoas com quem vivem. Degustar e experimentar cada momento e situação como se fosse o primeiro contato.

A interpretação consiste num processo de desconstrução seguido de construção. Para fazer é preciso sentir, conhecer e experimentar, numa tentativa de concretizar o que sentimos.

O olhar é muito valorizado em nossos exercícios, o sentir e a linguagem popular e tosca se necessário para se fazer compreender.

1º dia: Fomos convidados a perceber o próximo, em duplas, ouvimos o relato de uma situação da vida do outro que deveria ser contado com o máximo de detalhes possíveis e fidelidade nos acontecimentos para uma terceira pessoa.

2º dia: Foi proposto um exercício onde foi necessário a confiança e o relaxamento, neste mesmo exercício foi estimulada a percepção dos cinco sentidos e buscar compreender a razão das emoções que sentimos durante as atividades.

3º dia: Percepção física de todas as partes do corpo.

Nos 4º e 5º dias foram propostos jogos e exercícios de ritmo e coordenação motora.

6º dia: Mais uma vez o corpo esteve em evidência com exercícios de alongamento seguido de relaxamento. Num outro momento através de breve interpretação dos alunos, foi discutido sobre a importância de tentar mensurar o sentimento para a interpretação e convencimento da platéia. Buscar em nosso ser o quanto temos deste personagem em nós mesmos.
O curso terá 04 meses de duração e como encerramento haverá uma apresentação com os participantes da oficina.
Está sendo muito interessante este processo de construção pelo qual estou passando, já que o de desconstrução foi inevitável.

Nenhum comentário: