Haia Lispector era ucraniana e judia, veio morar no Brasil com a família quando tinha 1 ano de idade e teve seu nome abrasileirado para Clarice. Apesar de formada em direito nunca advogou. Atuou durante toda a vida como jornalista e escritora.
Serviu como voluntária na campanha da Itália durante a II Guerra Mundial, no corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira enquanto casada com o diplomata Maury Gurgel Valente de quem se separou anos depois. Mãe de Pedro e Paulo sempre se dividiu entre a educação dos filhos e seu trabalho.
De opinião formada, sentimental e à frente de seu tempo, nunca se considerou uma intelectual apesar de muitos afirmarem o contrário. Tinha medo de se expor e nunca escreveu uma autobiografia, porém é possível entender Clarisse ao ler seus textos. Apesar de politizada escrevia com o coração, foi forte sem nunca deixar de ser feminina, escrevia expontâneamente sem nenhum esforço, sua sensibilidade ao escrever a colocou entre as divas da literatura brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário